Mato Grosso é campeão mundial de fogo

Queimada nos canaviais no interior Estado



O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso foi antecipado este ano de 8 de julho (normalmente tem início dia 15), com o término previsto para 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. A antecipação do período proibitivo teve por objetivo intensificar as ações visando coibir os incêndios florestais no período (de julho a setembro), onde as condições climáticas são extremamente desfavoráveis na região Centro Oeste.




Só que a impressão que se tem é que nesta época é liberado, é muito difícil viver aqui neste período, clima é seco, humidade baixa, vc chega na rua sente aquele cheiro de queimada, o céu cinzento, fechado,
o olho arde, a garganta seca, fica com secreção, catarro,
tudo que possam imaginar!!

e não tem jeito o governo não dá conta de fiscalizar, a fiscalização é feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil.

Acho que deveria ter um programa de mídia ano inteiro, na rua, colégios, conscientizando população sobre o fato, vc lava roupa, coloca varal qdo vai recolher tá cheirando a fumaça, parece que secou a beira de um fogão de lenha, dá um raiva!! não tem amaciante que dê jeito!


Ultimamente vivo cheirando a fumaça, ninguém merece!
o pior de tudo que o povo não se conscientiza que nesta época não chove,
não pode jogar pitaco de cigarro,
não pode queimar lixo quintal,
mas vc vê isso todos os dias, tenho vizinho que nesta época do ano, ele queima lixo quase todos os dias,


O interior do Estado é a situação é pior, na Chapada Guimarães dá dó nesta época!
o fogo alastra rapidinho, as pessoas vão visitar e jogam guimba cigarro pela janela carro e isso faz um verdadeiro estrago.




Queimada no Cerrado de MT


Fica aqui meu protesto: que as pessoas se conscientizem e vivam mais de acordo com a natureza, preservem esta mata tão bonita a exemplo do Amapá, que tem 97% de vegetação verde no Estado.

Agora ouço os passarinhos ali fora que cantam, não sei se felizes ou algum protesto..eu fico feliz de ver que ainda tem passáros nesta redondeza, mas até qdo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Blogagem coletiva

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa