Fibromialgia e a alimentação

De acordo com minhas pesquisas pela net, os alimentos a serem evitados são sempre aqueles que provocam algum desconforto ao serem ingeridos, por exemplo: algumas pessoas tem intolerancia a lactose, portanto devem procurar outra fonte de proteina e calcio, outras pessoas passam mal com fibras ou alimentos integrais – no meu caso, a Sindrome do Intestino Irritavel, me leva a correr pro banheiro assim que acabo de comer, o que não chega a ser ruim, mas dependendo do lugar que estou, é... enfim, é bom lembrar que todo excesso é prejudicial, principalmente gordura, açúcar e alimentos industrializados. O álcool é sempre um grande vilão, assim como o cigarro.


As recomendações alimentares são as mesmas pra qualquer pessoa, sempre, mas é fato que alguns alimentos fornecem nutrientes e substancias que aumentam a produção de neutrotransmissores responsáveis pelo  bem estar, são eles:
O triptofano e carboidrato: resumindo, são substancias que fornecem a serotonina que é o neutrotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono. 
Onde encontrar? 
Triptofano: carnes magras, peixes, leite e seus derivados, nozes e leguminosas. 
Carboidratos: pães, cereais, biscoitos, massas e arroz 
integral, frutas, legumes, chocolate amargo .
Proteinas: a proteina leva nosso organismo a produzir suas proprias proteinas – um aminoacido chamado de tirosina que está relacionado a produção de dopamina e adrenalina: neurotransmissores que promovem o estado de alerta e a alegria. 
Onde encontrar? Peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e derivados…

Folato (ácido fólico): Um dos mais potentes antidepressivos naturais, 
Onde encontrar? espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve, maça e soja
Vitamina B6: produz os neurotransmissores norepinefrina e serotonina, responsaveis pela melhora do humor… 
Onde encontrar? frango, atum, banana, cereais, levedo de cerveja, arroz, cará, alho e sementes…
Calcio: ajuda a controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo, reduz os efeitos da TPM, participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares, regulariza a presão arterial e os batimentos cardiacos, quer mais? 
Onde encontrar? leite e derivados ,de preferência desnatado.

Magnesio: colabora diretamente com o trabalho do calcio no organismo, tambem é responsavel por regularizar os nives de serotonina, a produzir energia, manter a função cardiaca normal e faz milagres com os impulsos nervosos. 
Onde encontrar? derivados de soja, salmão, espinafre, aveia, arroz integral…
Selenio: potente contra depressão, irritação e ansiedade – atua diretamente no estado de humor. 
Onde encontrar? castanha do Pará, amendoas, atum, sementes de girassol, trigo integral, peixes…

Omega 3: além de proteger o coração e as arterias, auxilia na redução do colesterol, mantem os nives da pressão arterial, fortalece o sistema imunologico e ainda auxiliam nos tratamentos contra depressão. 
Onde encontrar? salmão, atum, arenque, bacalhau, sardinha, óleos de peixe, sementes de linhaça, abacate..
Pimenta: libera noradrenalina e adrenalina, responsaveis pelo estado de alerta e melhora no ânimo de pessoas que sofrem de depressão.

Camomila
diminui ansiedade, depressão e de quebra auxiliam nos tratamentos de insonia.
Maracujá (idem a camomila)

Café: se tomado com moderação (3 a 4 por dia) pode prevenir a depressão, melhorar a concentração, o humor e o estado de espirito. O ideal é coar em coador de papel. 

Minha opinião:
Na alimentação dificilmente conseguimos consumir a quantidade suficiente destes nutrientes então sugiro que tomem em cápsulas, hoje encontradas em farmácias, como o ômega, acido fólico, cálcio,magnésio, vit. B6, selênio. 
Eu tomo calcio e omega da Forever, mas confesso que sou meio relaxada p/ tomar qualquer comprimido, as x fico a semana sem tomar, mas qdo tomo direitinho sinto melhoras PRECISO ME DISCIPLINAR!
Vou incluir o selênio tb!

Inclusive o selênio e ômega são ótimos para aliviar sintomas menopausa, entaõ mesmo que vc ainda não tem os sintomas ele ajuda como prevenção!
Espero ter ajudado! 
Beijos Zú

Comentários

Rosemeire disse…
oizinho...
muito obrigada pelas dicas, pois tenho fibromialgia.
Deus te abençoe ricamente por compartilhar esse post comigo.
bjs e ótima semana.
Anita disse…
Adorei Zu, algumas coisas sabia, mas a gde maioria não. Já salvei aqui, obrigada e melhoras pra nós, bjs.

Postagens mais visitadas deste blog

Crochê Maravilha!!

Reutilizando gavetas e portas guarda-roupa

Blogagem coletiva